
O treinamento funcional não é uma novidade. Afinal, a funcionalidade do ser humano sempre foi uma questão de sobrevivência: caçando, pescando, subindo em árvores ou levantando pedras. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade par a o sucesso de des af ios propostos. Na Grécia Antiga, por exemplo, encontr amos os Jogos Olímpicos. P ar a melhor ar o desempenho, os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento especí- ficos para a superação de resultados. Esta prática também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores. O exército russo também utilizou a prática funcional, principalmente em seus equipamentos, como o kettlebel.
…busca preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal.
O nome Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores desconhecidos. Está sendo muito bem difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.
Vários objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a integração de todo o corpo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento, ou seja, o treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinamentos convencionais. É caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo.
Os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora, e o equilíbrio, dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.
Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada , afim de saber quais qualidades e quais padrões de movimentos necessitarão de maior atenção na prescrição dos programas de exercícios, para que sejam estimuladas corretamente.
Procure um professor de educação física qualificado para auxiliar nas aulas.
Venha conhecer nosso treinamento especializado para idosos no Studio Rafael Alvares
